top of page

Comunicação Não-Violenta



Este é um livro que tem feito enorme sucesso ultimamente. Escrito por Marshall B. Rosenberg, foi lançado em 2003 nos Estados Unidos e de lá pra cá tem gerado um grande número de palestras, workshops e cursos pelo mundo todo.


Nele, Rosenberg apresenta seu método para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, baseado em anos de estudo e experimentação. Sua técnica é útil na via de mão dupla do diálogo: nos ajuda a expressar com maior clareza e resultado o que desejamos dizer, e ao mesmo tempo nos capacita a compreender melhor o que nosso interlocutor nos fala, ensinando-nos a entrever o que realmente há por trás de suas palavras.


O resultado é que nos entendemos melhor, aumenta a empatia, os conflitos diminuem e a harmonia prospera.


Além disso tudo, a leitura é leve, gostosa, como se estivéssemos conversando com o autor informalmente, enquanto ele nos apresenta exercícios práticos para fixação do conteúdo e criação de novos hábitos.


A eficácia de sua teoria foi reconhecida e elogiada por diversos nomes importantes do cenário internacional, como Deepak Chopra, e nacional, como Pierre Weil. A fama que o livro alcançou é mais do que merecida.


De uma maneira simplificada, podemos dizer que sua técnica se resume em quatro passos:


1. Observação – O que de fato está acontecendo? Sou capaz de perceber a realidade imparcialmente, sem julgar?


2. Sentimento – Como estou me sentindo diante da situação? Qual o sentimento tenho que me impele a querer me comunicar, dizer alguma coisa?


3. Necessidade – Em seguida, identifico qual a necessidade que gerou aquele sentimento em mim. Todo sentimento se baseia em uma necessidade – atendida ou não atendida.


4. A mensagem – Após terem sido dados os três passos anteriores, finalmente estou pronto para verbalizar o que desejo, ou me abro para o que o outro me diz.


Qualquer que seja sua área de atuação, este livro será fundamental para você. Seja em organizações e instituições, no trabalho diário, nos relacionamentos íntimos, na educação oficial e familiar, em negociações e mediações de conflito, num consultório, enfim, a CNV é uma ferramenta muito poderosa. Naturalmente, precisa ser estudada e praticada, mas é de fácil assimilação, e cada vez mais urgente no mundo de hoje.


Quer lê-lo? Eis aqui o link para o livro na Amazon.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page