Suas qualidades

16.11.2019

 

Todos nós temos qualidades.

 

Sim, você também, não duvide!

 

É que às vezes somos tão bombardeados de cobranças, de todos os lados, que aprendemos a nos cobrar do mesmo jeito. E pouco a pouco vai diminuindo a nossa capacidade de ver nossos lados bons.

 

Se você já chegou ao ponto de achar difícil ter uma visão positiva de si mesmo, vou te propor alguns exercícios.

 

Primeiramente, faça uma lista de suas qualidades. As que você percebe e admite. Eu sei, se esta é exatamente a sua dificuldade, como fazer uma lista, não é? Mas eu peço que você faça uma tentativa. E faça por escrito.

 

Pra facilitar, vamos dividir esta lista em três. Comece pelas coisas que você gosta em seu corpo. Um olhar estético. Aquilo que te agrada quando você olha no espelho.

 

Em seguida, anote as suas qualidades subjetivas, que você considera virtudes, que te trazem satisfação por você ser assim.

 

E por último (mas não menos importante), relacione suas habilidades, aquelas coisas que você faz bem feitas.

 

Olhe para sua lista e reflita: por menos itens que ela tenha, já é mais que zero.

 

Ainda está difícil?

 

Então faça agora uma lista de conquistas que você alcançou na vida. De vitórias que você teve. Coisas que dependeram de você, demandaram seu esforço. E você conseguiu. Não precisa ser algo grande. Uma dificuldade que você venceu é uma conquista.

 

Agora compare as duas listas. Analise quais daquelas qualidades você usou para atingir estas vitórias. Percebe como elas foram úteis? Em outras palavras, percebe como isto prova que estas qualidades existem?

 

E vamos em frente. O exercício agora é pedir para cinco conhecidos seus, de preferência que te conheçam bem, para que eles digam no mínimo três qualidades que veem em você. E mais: em que eles as veem. Em que fato que presenciaram, em que característica da sua personalidade aquilo se torna mais visível, enfim, que justifiquem sua opinião. Não os influencie, deixe fazerem a lista deles.

 

Bom, agora você tem mais uma lista de pelo menos quinze novas qualidades. Novas? Pode ser que algumas delas se repitam, e até confirmem algumas da sua própria lista.

 

Mais uma vez, compare as anotações. Preste atenção nas coincidências, nas justificativas. Descubra como estas qualidades te ajudaram nas conquistas.

 

Com certeza, isto ampliará sua auto-imagem.

 

Mas, se mesmo após todos esses exercícios você ainda se sente inferior, sem valor, se não consegue ver ou acreditar nas suas qualidades, vamos então a uma comprovação científica.

 

Há na internet um teste gratuito que eu sugiro que você faça. Tire uns minutos, menos que uma hora, para poder se concentrar e respondê-lo sem pressa. Use toda a sua sinceridade, para que o resultado seja o mais preciso possível.

 

O endereço do teste é www.viame.org . Ao terminar, salve ou imprima o arquivo final.

 

Pode respondê-lo em português ou inglês, mas talvez em nosso idioma seja melhor, porque no próximo artigo vou explicar o significado deste resultado.

 

Até lá!

 

Flávio Fonseca

flaviofonsecapsi@gmail.com

Please reload

  • YouTube ícone social
  • Instagram - Flávio Fonseca - Psi
  • Instagram - InsightsFF
  • Facebook - Flávio Fonseca - Psi
  • Facebook - Jogo da Transformação

© 2018 por Flávio Fonseca.