Antes de música falar de arte

Atualizado: Mai 1


Olá!


Este é o texto do primeiro e-mail que foi enviado para quem faz parte de nossa lista VIP e quer saber mais sobre o curso Música para Psicólogos.


Chegou aqui por acaso? Entre em nosso grupo silenciado do WhatsApp e esteja entre os primeiros a saber das novidades!


* * *


Esperamos que você tenha apreciado bastante o e-book Degustando o curso Música para Psicólogos. Como o próprio título do e-book diz, é uma degustação gratuita do nosso curso online. Nas próximas semanas continuaremos entregando mais conteúdo do nosso curso, pra que você tenha uma ideia de tudo o que encontrará se resolver participar da nossa comunidade de estudo. Por exemplo:

  • Você receberá alguns textos nossos, por e-mail, com conteúdos bem ricos, exclusivos e escritos com muito carinho.

  • Vamos te dar acesso a muitas informações, inteiramente gratuitas, através do grupo silenciado do WhatsApp.

  • E, ao final, abriremos vagas para a próxima turma do nosso curso!

* * *

Pra começar esta série de textos, queremos falar sobre música, mas antes disso achamos importante falar sobre arte, uma vez que a música está contida neste campo de conhecimento. Uma conversa sem grandes pompas, rebusques e adornos, e sim de uma forma leve e divertida – porém utilizando os conhecimentos da Psicologia de maneira consistente e útil para refletirmos sobre nossa vida e saúde emocional. Arte é um termo que vem do latim (ars) e significa técnica/habilidade. Não existe uma definição fechada sobre quais são as artes, porém esta é a lista mais comum nos dias de hoje: 1ª Arte – Música 2ª Arte – Dança/Coreografia 3ª Arte – Pintura 4ª Arte – Escultura/Arquitetura 5ª Arte – Teatro 6ª Arte – Literatura 7ª Arte – Cinema 8ª Arte – Fotografia 9ª Arte – Histórias em Quadrinhos 10ª Arte – Jogos de Computador e de Vídeo 11ª Arte – Arte Digital Mas afinal, o que faz com que uma atividade seja chamada de arte? Dentre as definições que estudamos essa foi para nós uma das mais concisas e significativas:

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética feita por artistas a partir de percepções, emoções e ideias.

Podemos dizer que, entre outras coisas, a arte: Gera alegria Abre portas desconhecidas e cantos sutis de percepção Altera a relação com o outro acolhendo a diversidade Convida a vencer desafios Estimula a ação para além da estagnação Acorda as potencialidades Cura o sentimento de solidão Conecta dentro e fora Instiga a aprender inspirando a criatividade Identificou nesta lista características parecidas com o que a música pode fazer? É por isso que acreditamos ser importante começar falando sobre arte: a música é arte tal qual um quadro, uma escultura, o teatro, cinema etc. Bom, dito isto vamos voltar para nossa sucinta definição do que é arte:

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepções, emoções e ideias.

Apesar de serem poucas linhas existem muitas palavras importantes nessa definição, então vamos passo a passo: Estética: Além de ser um substantivo referente ao aspecto físico, é também um ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza da beleza e dos fundamentos da arte. Artistas: Esse é um nome usado de forma muito genérica nos dias de hoje. Já dizia Marcelo D2 em uma de suas músicas: “celebridade é artista/ artista que não faz arte”. Não, celebridade nem sempre é artista, uma vez que o artista realiza suas obras utilizando sua percepção – a forma única de cada ser humano enxergar o mundo; suas ideias – pensamentos quase sempre aprendidos com muito esforço e dedicação após longos períodos de treinamento; e emoções – por meio delas suas técnicas e habilidades ganham o colorido que diferencia um ato comum de uma intervenção artística. Ok, mas eu não sou artista, este e-mail realmente serve para mim?? Pois saiba que existe uma sementinha de artista em cada um de nós, só precisamos regá-la. Semente que carrega em si o potencial e criatividade para enxergar possibilidades de sermos maiores do que já somos, possibilidades que nós já nem sonhamos mais... ou não estamos reservando tempo suficiente para sonhar. Pode ser que a sua sementinha esteja soterrada ou não esteja sendo cultivada no terreno certo, mas é nesse ponto que esperamos lhe ajudar.

* * *

Semana que vem daremos continuidade a este tema, entrando mais profundamente no campo da música. Enquanto isso, entre em nosso grupo silenciado do WhatsApp, pois por lá enviaremos links para aulas gratuitas, materiais de apoio e avisos importantes. Ah sim, não podemos esquecer de dizer que será muito importante para nós saber sua opinião, dúvidas, críticas e elogios sobre o que escrevemos aqui. Então agradecemos se você puder reservar alguns instantes para responder este e-mail.


Um abraço musical!

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver!” (Bertolt Brecht)

Até o próximo e-mail!



Marcel Marigo e Flávio Fonseca

Música para Psicólogos

musicaparapsicologos@gmail.com

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo